– Idealizador –
José
Amélio Molica
Acadêmico, Cátedra 18, da Academia Nacional de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE
Autor dos 04 projetos, Mudando um país com uma palavra: INOVAÇÃO que podem ser conhecidos neste site. Em sua organização contábil e jurídica, uma de suas atividades era a consultoria fisco-tributária, e, para tanto tinha que ler e estudar muito o verdadeiro manicômio tributário Por sorte a grande maioria das leis editadas pelos Três Poderes, (Federal, Estadual e Municipal) que de “excelências” apenas alguns poucos, não serviam para nada, logo, de plano, desprezadas em arquivo morto. Isto há mais de 40 anos! E agora? Muito pior, em duas décadas, a partir da Constituição de 1.988 foram editadas 5.700.000 novas leis e somente na área tributada 377.000! As atividades do autor deste trabalho exigiam contatos frequentíssimos com aqueles órgãos. Pior que os servidores que atendiam o público, eram e continuam sendo despreparados. Em se saindo da rotina nada sabem, idem agora. Não é para menos: Cabos eleitorais exercendo cargo de confiança, um bando de “chefossauros”! Aqueles concursados, de carreira, mas sem “paaadrinhos”não têm espaço. Nos Poderes Legislativos os “legum scriptor” (legisladores), grande parte, ignorantes na área, mas eleitos para tal, mas hábeis em seus interesses particulares. Estes engravatados lotearam o Brasil e se arrancharam nele.
“Deem educação e tudo mais virá como acréscimos”. LOGO NO PRINCÍPIO DE SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, CHEGOU LÀ FÁCIL CONCLUSÃO QUE OS SISTEMAS GOVERNAMENTAIS JAMAIS PODERIAM DAR BONS RESULTADOS! GESTÃO É TAREFA PARA QUEM ENTENDE. A inútil e desprezível palavra “política” vem do grego politicos, (“πολιτικοί”) significa apenas “membro da comunidade e mais nada. Pior que se tornou apenas grandes negócios, com negociatas, de toda ordem e cada um cuidando de seus interesses particulares. Brasil, povo, é outra coisa. Além deles, outros concorrentes, a turma da fé, que se fato acreditassem em Deus, em céu e em inferno, não fariam o que fazem mentindo descaradamente, arrancando com ameaças o dinheiro dos mais necessitados, incluindo o leite das crianças. As duas atividades tornaram-se grandes negócios, negócios bilionários. “Templos pra todo lado”. “Negócio em nome da fé”. “Igrejas são registradas em asilos … em estacionamento…. (Selma Schmit no O Globo de 24.06.2018). “Não há nenhum santo” diz Dorrit Harazim, mostra a gestão pública, encenações, corrupção, desperdícios, no O Globo 07.01.2018). “Comperj retrato da corrupção que abalou a Petrobrás”, (O Globo de 18.06.2018). “Opinião do Globo”. “O museu de obras públicas paralisadas”. “Mais de 14 mil empreendimentos custeados com recursos federais estão paralisados, mas gerando despesas milionárias. …. Tribunal de Contas da Uniaõ …. auditorias em 38.412 empreendimentos … Somam investimentos de R$ 725 bilhões…
O maior volume de desperdício está nas obras do PAC, legado dos governos Lula e Dilma com inúmeros casos de corrupção” …. (O Globo 07.08.2019). Como estes, centenas ou até milhares de matérias. “A mestra e colunista Míriam Leitão escreve em sua coluna de 27.03.2022. no O Globo “Manipulação da fé e democracia”. No mesmo jornal o jornalista Carlos Alberto Sardenberg em sua coluna de 26.03.2022 escreveu “Roubaram ou não roubaram? A Lava-Jato, embora tenha sido liquidada, por uma manobra jurídica e política, voltará à cena” … e, idem, idem Elio Gaspari escreve em sua coluna de 27.03.2022: “Os pastores das sombras – O último escândalo é sempre o mais popular. O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro … O cofre do FNDE foi atacado em 2019 …. Bolsonaro estava a poucas semanas do primeiro aniversário … o repórter Aguirre Talento revelou que a Controladoria-Geral da União havia capturado um jabuti numa licitação de R$ 3 bilhões (mais ou menos dez toneladas de ouro, na cotação de hoje” …. Mais pastor: No mesmo jornal de 28.03.2022, matéria do jornalista Bernardo Mello: “Estratégia para atrair eleitorado evangélico gera divergências no PT. Projeto de podcast para ampliar diálogo de Lula com seguimento, a cargo do pastor Paulo Marcelo, foi suspenso”.
Somente os fatos acima? Nada disso. Em dezenas de anos, a coletânea de milhares de matérias semelhantes, muito mais corrupções do que incompetências e burrices publicadas pela mídia mostram, que anualmente, mais de trilhão de reais são jogados no lixo, in casu, aqui o “lixo” em sentido figurado, são bolsos e contas bancárias, (lá fora ou aqui?) afora outros destinos de dinheiro conseguido em Falcatruas de toda ordem. São milhares de matérias e nenhuma notícia de processos contra seus autores. Logo verdades! A coletânea contém milhares de matérias concernentes aos campos de desperdícios, de corrupções de toda ordem e centenas delas foram digitadas, para evitar, que se toque nos arquivos mantidos sob 07 chaves, 100% em originais.
O autor deste trabalho é um mero ouvinte, leitor e copiador de parte daquilo que é publicado pela sábia e patriota imprensa e que possam acrescentar algo aos 04 projetos citados, o último deles a Gestão Pública, que é um desastre, uma vergonha incluindo, o legislativo.
O dinheiro para custear os 04 projetos? Simples, muito simples, ele existe em abundância, mas aquela turma que dá outros destinos nele terá moderar a ganância, moderar os desastrados apetites.
EM TEMPO: Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão me virtude de lei e também por isso se alguém tiver alguma discordância sobre meus conceitos sobre os ditos legisladores, procure na internet, algo como leis inconstitucionais e leis absurdas. ENCERRO ESTA APRESENTAÇÃO TRANSCREVENDO A FAMOSA FREASE DO ANTROPÓLOGO DARCY RIBEIRO: “A CRISE NA EDUCAÇÃO NO BRASIL NÃO É UMA CRISE: É UM PROJETO”.
J. Molica